Porto Murtinho, está se preparando para ser o portal estratégico da Rota Bioceânica, um dos maiores projetos de integração logística da América Latina.
A Prefeitura está elaborando um novo Plano Diretor, com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável, além de melhorias na infraestrutura para atender as demandas da região nos próximos 10 anos.
Na última sexta-feira (17), o prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) se reuniu com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, em Campo Grande, para apresentar detalhes do plano. O encontro também contou com a participação de outros representantes da Semadesc e assessores técnicos.
Secretário Jaime Verruck conheceu o Plano Diretor de Porto Muritnho ue prevê expnasão das áreas sociais e econômicas
O Plano Diretor propõe a expansão de áreas residenciais, industriais e a reestruturação de setores como saúde, segurança e logística. “Estamos planejando o desenvolvimento do município, que agora é um dos mais importantes do Estado, especialmente com o avanço da Rota Bioceânica. Planejamos o desenvolvimento para os próximos dez anos, incluindo zonas industriais e residenciais. A cidade está dentro do dique e tem pouca área disponível, então estamos expandindo para além dessa região. O planejamento abrange habitação, saneamento, saúde, segurança e outras áreas estratégicas”, destacou o prefeito.
Entre as propostas apresentadas está a expansão da cidade ao longo do acesso à ponte da BR-267, que será um ponto crucial de conexão entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico. “Com a construção da ponte, teremos um aumento significativo nas atividades econômicas e de transporte. O plano já contempla essas mudanças”, explicou Cintra.
O prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) se reuniu com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, em Campo Grande, para apresentar detalhes do plano – (Foto: Mairinco de Pádua)
O prefeito enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado na execução do projeto. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc, o plano contempla o crescimento ordenado do município e garante áreas específicas para o desenvolvimento social e econômico. “Porto Murtinho está sendo pensado como a porta de entrada da Rota Bioceânica, com estratégias para atender tanto à população quanto às demandas logísticas”, reforçou Verruck.
Durante a reunião, o prefeito anunciou que o detalhamento do Plano Diretor será apresentado no dia 18 de fevereiro, durante o Fórum da Rota Bioceânica. O evento será uma oportunidade para discutir o impacto do projeto na economia local e regional, além de atrair novos investimentos.
Durante a reunião, o prefeito anunciou que o detalhamento do Plano Diretor será apresentado no dia 18 de fevereiro, durante o Fórum da Rota Bioceânica – (Foto: Mairinco de Pádua)
“Porto Murtinho tinha 17 mil habitantes registrados, mas atualmente tem uma população flutuante significativa, devido ao turismo, projetos de infraestrutura, e a construção da ponte e hidrovia. Isso trouxe uma demanda maior por serviços e planejamento urbano”, detalha Cintra.
ass.com/PMPM