Brasil se prepara para o maior volume de chuvas em seis meses

Após um longo período de calor intenso e tempo seco, o Brasil está prestes a enfrentar o maior volume de chuvas registrado nos últimos seis meses. Segundo meteorologistas, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais afetadas por temporais, com pancadas fortes previstas para os próximos dias.

De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, uma combinação de fatores meteorológicos, incluindo a atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias, é responsável por essa mudança no clima. O cavado, que é uma área alongada de baixa pressão, ajuda na formação de nuvens de tempestade, enquanto as frentes frias, que começaram a se formar na quarta-feira (9), devem intensificar a instabilidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, já nesta sexta-feira (11), estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais podem enfrentar chuvas de até 100 milímetros em um único dia, além de ventos fortes que podem atingir 100 km/h. Essas tempestades foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, sinalizando perigo para a população.

O tempo instável deve continuar nos próximos dias, com a frente fria avançando pelo Sudeste, trazendo chuvas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal ao longo do fim de semana. As temperaturas, segundo Luengo, devem se tornar mais amenas, com máximas em São Paulo em torno de 26°C, enquanto Curitiba não deve passar dos 20°C.

Esse retorno das chuvas é esperado para se intensificar ao longo do mês de outubro, trazendo um alívio para mais de mil cidades que estão sem chuvas há pelo menos três meses. A previsão é de que as chuvas regulares voltem a ocorrer na faixa entre Paraná e São Paulo, com extensão ao sul de Goiás e partes do Amazonas e Acre.

 

 

Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *